Foram encontrados 239 registros para a palavra: preocupa

Órgãos de fiscalização preocupados com pagamento de salários dos servidores de prefeituras

O fechamento das contas das prefeituras causa dores de cabeça não só para os gestores, mas também para os órgãos de fiscalização. Neste ano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com oito inquéritos civis, três recomendações, três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e uma ação civil pública contra administrações municipais que enfrentam atraso de salário e ameaçam de não pagar o décimo terceiro salário.

As ações acenderam sinais de alerta do órgão de fiscalização para o fechamento das contas de fim de ano das gestões municipais. O maior temor é que os gestores aproveitem o recesso do mês para escapar da fiscalização...

De 2012 a 2017, a Bahia registrou mais de 6 mil novos casos de sífilis congênita

O número de casos de 2015 a setembro de 2017, notificado em Petrolina entre Sífilis Adquirida e Congênita é de cerca de 400 casos, alarmante comparado à população do município. A Secretaria de Saúde Juazeiro no último dia 01 de dezembro, Dia de Combate a Prevenção ao HIV/Aids, identificou através dos exames, 25 casos.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano, surgem cerca de 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo, sendo que a doença durante a gestação é responsável por 29% de óbitos perinatal, 11% de óbitos neonatais e 26% de natimortos. Transmitida sexualmente, a doença infecciosa tem tratamento e cura...

Guerreiro é flagrado em exame antidoping e preocupa Flamenguistas e Peruanos. 

Fotos Públicas: Gilvan de Souza / Flamengo


O atacante peruano, Guerreiro, que atua pelo Flamengo, foi pego no antidoping, em exame realizado após a partida entre Peru e Argentina, no último dia 05, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

A notificação, de acordo com sites internacionais de referencia no esporte, já teria sido recebida pela Federação Peruana e o exame teria dado positivo para o uso de droga social.

O Flamengo ainda não foi notificado e está aguardando o desenrolar dos fatos e uma comunicação oficial para se pronunciar. O staf do jogador, segundo matéria publicada pelo UOL,  informou que “não sabe de nada”.

O presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera, confirmou a veracidade da notícia em entrevista concedida a pouco no Canal Fechado SporTV .

Informações dão conta que, caso confirmada a versão de uso de algum tipo de substância proibida, a Seleção Peruana pode perder a vaga na repescagem para o mundial 2018, cedendo a vaga na disputa para o Chile. ..

Cães invadem Parque Josepha Coelho e causam preocupação aos usuários do espaço público

Os frenquentadores do Parque Josepha Coelho e imediações, em Petrolina, reclamam que diariamente presenciam cães de grande porte soltos. Segundo os apreciadores de caminhadas  "estes cães as vezes entram no Parque e permanecem dentro do pátio causando medo e preocupações". 

Para o direito de esclarecer as ações que podem proteger os animais, o espaço fica aqui destinado a Prefeitura de Petrolina...

Sem água, ração para o rebanho diminui e preocupa criadores

Ao todo, 232 municípios baianos estão em situação de emergência por conta da seca ou estiagem. Sem água, ração para rebanho só diminui. Para amenizar o sofrimento de cerca de 40 mil moradores de Juazeiro, onde a maioria sobrevive da criação de caprinos e ovinos, a Codevasf diz que perfurou nos últimos cinco anos 503 poços tubulares e construiu 507 aguadas.

“O maior problema é com relação à ração dos animais. Estamos improvisando com bagaço de cana-de-açúcar, que enche por mais tempo o estômago dos bichos”, informa a Secretaria de Agricultura de Juazeiro. “Distribuímos entre junho e setembro 300 toneladas de ração animal e até o final de novembro vamos distribuir mais 300 toneladas"...

PREVISÃO DE CHUVA PARA A BACIA DO VELHO CHICO SÓ EM NOVEMBRO PREOCUPA O DEPUTADO ZÓ

No Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quarta-feira (18) o Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB) externou enorme preocupação com a crise hídrica no Rio São Francisco, especial com a previsão de um registro maior de chuvas na bacia somente a partir do próximo mês de novembro.

“Para sair agora desse momento crítico só resta uma alternativa: rezar. Pedir a Deus que mande chuva. Porque qualquer ação que você venha fazer neste momento, não vai repercutir agora. Nós nos juntamos aos colegas Odacy Amorim e Lucas Ramos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, aos colegas das diversas assembleias nos Estados do Nordeste e ao lado dos parlamentares federais da região estamos desenvolvendo uma força tarefa no sentido de pressionar o governo federal a liberar mais recursos para revitalização do rio. Os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata já conseguiram emendas num total de R$ 900 milhões, mas a gente sabe que esta verba é insuficiente para esta demanda” expressou Zó...

Imprudência e alta velocidade são motivos de preocupação da PRF

Um dado chamou atenção da Operação 12 de Outubro, realizada pela Polícia Rodovíária Federal (PRF). Na região dos 537 veículos fiscalizados, mais de 400 foram registrados com velocidade acima do limite permitido. Segundo a PRF, 40 motoristas foram autuados por ultrapassagem proibida, 43 veículos e 41 documentos irregulares foram recolhidos e 5 condutores e 14 passageiros foram flagrados sem o cinto de segurança. Também foram registrados três acidentes sem morte. A Operação ‘12 de outubro’ teve como objetivo ampliar a segurança nas estradas e auxiliar no combate à criminalidade no estado. ..

Rio São Francisco: chegada de outubro preocupa autoridades

Caso a chuva não regularize a partir de novembro no semiárido, os municípios banhados pelo rio São Francisco podem sofrer graves problemas, inclusive com a captação de água para consumo humano. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cláudia Valéria a estiagem na maior parte desses municípios é comum entre os meses de março e novembro. Por isso, espera-se que até a primeira quinzena de novembro, volte a chover em algumas cidades.

A recente redução para 550 meros cúbicos por segundo de água da vazão diária de água da barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia - o menor patamar já adotado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) - poderá afetar diretamente as populações ribeirinhas dos municípios pernambucanos. São quase 70 cidades do Sertão do Estado banhados pelo Velho Chico - sendo Petrolina o primeiro a ser atingido por ser o mais próximo, a 40km da barragem. A situação para Pernambuco é preocupante, alerta o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), visto que o Estado é totalmente dependente da vazão de Sobradinho. É essa usina hidrelétrica que regula o nível de água não só para o baixo, mas para toda a parte submédia da bacia do rio, onde Pernambuco está inserido...

CONCLUSÃO DE OBRA NO LOTEAMENTO PROLAR, EM PIRANGA, PREOCUPA MORADORES

Conforme anunciou esta semana o Secretário Municipal de Obras e Desenvolvimento Urbano Anderson Alves 80% da pavimentação no Loteamento Prolar, bairro de Piranga, estão adiantadas e em breve a gestão Paulo Bomfim deve anunciar a solenidade de inauguração.

Ocorre que o estreitamento de parte da pavimentação no final da rua 03, que para a prefeitura foi identificada como rua 10, pode comprometer parte da rede de esgotamento pluvial e um crime ambiental que seria a derrubada de duas árvores, numa cidade que não tem nenhum projeto de arborização há anos...

Com seca, nível da barragem de Sobradinho chega a 6,66%

O nível da barragem de Sobradinho, localizado na região norte da Bahia, está em 6,66%, bem próximo do volume morto, e preocupa produtores rurais e pescadores da região. A vazão na barragem do maior lago artificial do Nordeste é a menor da história. Em julho, a Agência Nacional das Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduzisse a vazão mínima da barragem para 550 m³. Antes disso, a última redução, para 600 m³, em 29 de maio deste ano, já tinha sido o menor índice desde que o reservatório começou a operar, em 1979.

Mesmo liberando menos água, Sobradinho pode chegar ao volume morto em outubro. Há aproximadamente 4 km do lago artificial, o nível da água atinge atualmente uma altura que fica abaixo do joelho de uma pessoa adulta. Antes, quando a vazão estava em 13.00 m³ por segundo, a área era navegável. Pescador há 20 anos na região, Adolfo Pinheiro conta que os peixes sumiram. "Hoje em dia a gente vê o rio do jeito que está, seco, sem poder navegar. Nem a gente pode navegar e nem os peixes podem estar num lugar seco desse", lamenta...

Registros de Hanseníase acima da média preocupam autoridades de Petrolina

‘Hanseníase tem cura!’ Esse é o tema da mobilização que A UPE-Universidade Estadual de Pernambuco, promove a partir das 16hs. O evento terá a participação do cantor e sanfoneiro Targino Gondim. O evento contará com a participação do representante da entidade sem fins lucrativos Morhan, que desde 1981 tem suas atividades voltadas para a eliminação da hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas para a população.

A secretária executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro, ressalta que essa é uma campanha muito importante para Petrolina. “O trabalho de busca ativa vem sendo realizado desde o começo do ano em feiras de saúde, presídios, escolas e nas Unidades Básicas de Saúde, porém, o mês de setembro foi escolhido para intensificar a conscientizar a população, levando informação sobre a doença”, explicou a secretária...

Ex-prefeito de Petrolina mostra preocupação com o destino do Projeto Nova Semente

O ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, não comentou a filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao PMDB. No início desta semana Lossio ao lado do pesquisador, José Luiz Figueiredo, esteve com o secretário estadual de Saúde, Iran Costa. Na oportunidade externou sua preocupação com o destino do Projeto Nova Semente e com a realização das cirurgias eletivas no município de Petrolina. 

Desde o ano de 2015, a Prefeitura de Petrolina e a Secretaria Estadual de Saúde uniram esforços para realização de cirurgias eletivas pediátricas no município. Até o final de 2016, mais de 350 crianças petrolinenses e de outras cidades da Região foram operadas. Já o Nova Semente, um dos programas mais importantes da gestão de Júlio Lóssio, beneficia crianças até 6 anos, que são assistidas com acompanhamento pedagógico, médico, odontológico e nutricional. ..

Vazão do Rio São Francisco será reduzida e provoca mais preocupações dos ribeirinhos

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou a redução gradual da vazão do Rio São Francisco acontecerá a partir desta quinta-feira (31), dos atuais 600 m³/s para 580m³/s a partir da usina de Xingó, Sergipe.

O presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, disse que em mais de 60 anos vivendo nas margens do rio São Francisco "jamais havia assistido uma seca tão violenta". Segundo ele a "única esperança é Deus. Sempre que baixam a vazão todos nossos irmãos que vivem na beira do rio sentem mais dificuldades", declarou Tadeu...

Vereador de Juazeiro revela preocupação com a baixa vazão do Rio São Francisco

O vereador Agnaldo Meira (PCdoB), revelou durante sessão na Casa Aprígio Duarte Filho, a preocupação com o Rio São Francisco, reiterando a realização de audiências e mobilizações no plenário, que debateram a situação em que se encontra o Velho Chico.
 
Na tribuna, Meira falou sobre a autorização especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sobre a execução de testes, até o dia 18 de agosto, de redução da vazão defluente do reservatório de   Xingó e Sobradinho para 550 m³/s, que segundo o parlamentar, representa um grande impacto na capitação de água. Ainda durante o seu discurso, o vereador reiterou a importância da agricultura para o Vale do São Francisco e destacou sobre a modernização do sistema de irrigação da região, que tem ajudado a reduzir o uso da água na agricultura. ..

JUAZEIRENSE PREOCUPADO COM ABANDONO DO PRÉDIO DA SO BABY, ANTIGO HOSPITAL DA CRIANÇA

Em e-mail ao Blog, um leitor que pediu para não ser identificado, expressa indignação com os prédios abandonados no centro de Juazeiro. Confira:

Ao Blog Geraldo José,..

 Seis coisas que os pais devem se preocupar na volta às aulas

O Mês de agosto começou e com ele muitas escolas voltam as atividades e as crianças às suas rotinas, após um breve período de descanso e diversão. E para facilitar esse retorno e ambientação dos pequenos o Dr. Michael Wiczer, pediatra do aplicativo Docway, listou alguns detalhes importantes que os pais devem estar atentos.

 1 - Adequação da rotina..

Redução de Vazão do São Francisco preocupa e pode impactar economia regional

Uma redução ainda maior na vazão do rio São Francisco, que a partir do dia 30, deste mês de Julho deve chegar aos 550m³/s deve provocar muitos embaraços para a navegabilidade em Juazeiro e Petrolina, onde o transporte fluvial é muito usado. Em reunião realizada na última sexta-feira, entre representantes da Prefeitura de Petrolina e a Associação das Barquinhas, discutiu ações que devem ser implementadas para garantir a continuidade do transporte fluvial entre Juazeiro e Petrolina. Entre as ações está a remoção de areia e cascalho na margem petrolinense, dando maior profundidade para evitar os encalhes, que já estão acontecendo, com a vazão de 600m³/s  atual.

Durante o final de semana as partes estão realizando estudos de viabilidade e uma nova reunião está marcada para esta segunda-feira (24). Na questão do turismo os impactos também devem ser grandes e algumas rotas correm riscos de serem interrompidas, a exemplo da travessias entre Juazeiro, Petrolina e a ilha do Rodeadouro, por exemplo. Nessa rota, bancos de areia e pedras já atrapalham a boa navegabilidade com os 600m³/s de hoje e devem complicar mais ainda a partir do dia 30, quando haverá nova redução...

Novo FIES sinaliza preocupação do governo com empregabilidade, afirma especialista em Políticas Públicas voltadas ao Ensino

O Novo FIES, anunciado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, nesta quinta-feira, mostra uma preocupação do governo federal com o aumento da empregabilidade da população. “Embora faltem recursos, a ampliação do sistema de financiamento sinaliza um esforço para garantir a entrada dos jovens no mercado de trabalho, sem o que, nos próximos 30 anos, haverá um grande contingente de pessoas sem qualificação e sem renda”, afirma Francisco Borges, consultor da Fundação FAT em Gestão e Políticas Públicas voltadas ao Ensino.

O especialista aponta que apesar da ampliação do número de vagas (de um total de 225 mil em 2017 para 300 mil no próximo ano), o FIES ainda permanecerá com cerca da metade do que possuía em 2013 e 2014. Ainda assim, há avanços significativos, dentre os quais destaca a oferta de 100 mil vagas com juros zero para estudantes com renda familiar per capta de até três salários mínimos. Segundo Borges, as instituições de ensino que propiciam melhores qualificações profissionais serão o principal objetivo desses estudantes...

Ausência de vereadores em audiência pública expõe desinteresse e preocupa agricultores familiares de Petrolina

A desatenção aos agricultores familiares foi expressa em números nesta sexta-feira (9), data da audiência pública na Câmara de Vereadores de Petrolina, no interior de Pernambuco, para debater o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), considerado importante pela categoria. Pelo menos essa é a análise da presidente do Sintraf, Isália Damacena, ao comentar a ausência de parlamenteares e membros do Poder Executivo local durante a sessão.

Segundo expectativa da líder sindical ao solicitar a audiência, eram esperados, além dos 23 vereadores, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH). Desses convidados, apenas seis vereadores efetivaram presença na Casa Plínio Amorim. Embora a metade deles tenha se ausentado até o final da sessão. A prefeitura não mandou representantes...

Dagmar Nogueira: “Nossa preocupação é melhorar a quantidade de água em cada casa de Casa Nova”

A Diretora do SAAE da cidade de Casa Nova, Dagmar Nogueira, atendendo solicitação do radialista Waldiney Passos, participou na manhã deste domingo (04/06) do Programa “Alerta Geral”, transmitido pelas emissoras Rural e Rádio Grande Rio AM.

Mostrando realizações, mesmo diante do quadro de inadimplência, desperdício e descaso, herdados da administração anterior que encontrou ao assumir, Dagmar Nogueira, na sua forma direta e incisiva de falar, criticou duramente as pessoas que “ao destruir patrimônio público pensam que estão me prejudicando”, referindo-se ao caso de Santana do Sobrado, onde um vândalo furou o cano que abastece o residencial e interrompeu o fornecimento de água por várias horas e proprietários de chácaras que desviam água das adutoras e até formavam lagos para criar peixes...